Que tal criar o futuro, agora?

Hello Storymaker!

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”

A frase do especialista em tecnologia da informação norte-americano, Alan Curtis Kay, diz muito sobre o que vamos conversar hoje.

Aqui nesse clubinho somos todos criadores de história, não é mesmo? Mas vocês já pararam para pensar que estamos criando o futuro, a partir do presente? Quando colocamos nosso trabalho nessa perspectiva, o que criamos no hoje, ganha maior proporção e significado.

São os empreendedores de hoje, que estão construindo padrões, tendências e hábitos de consumo, junto com seus públicos. 

E nessa história de criar o futuro, tem muita gente boa construindo um futuro mais colaborativo, digital, autêntico e inovador!

Afinal, qual o futuro da comunicação?

Na news dessa semana, em formato de grande reportagem, 4 empreendedores, que trabalham com comunicação, compartilharam com a gente as suas visões do futuro! Será que elas tem algo em comum? Bora conferir!

O FUTURO É COLABORATIVO

(Foto: Maira Fontoura em evento do Mães Empreendedoras)

Mãe de três, empresária e idealizadora de grupo de apoio para mães empreendedoras em Garopaba e Imbituba/SC, Maíra Fontoura viu nos seus próprios desafios para empreender e exercer o papel materno, uma oportunidade para ajudar outras mulheres que se encontram nessa situação. O grupo já ajudou a impulsionar mais de 100 negócios, fazendo a economia girar localmente.

“Em um país onde 31,1 % dos empreendedores são do sexo feminino, iniciativas e coletivos de apoio às mulheres são extremamente necessárias. Para mim, o futuro dos negócios e da comunicação é coletivo.. unindo e impulsionando pessoas. Nosso lema é juntas somos mais, e assim eu enxergo o futuro: consciente e compartilhado” destacou Maira.

Sem dúvidas, conquistar pessoas e construir comunidades engajadas é o grande desafio do momento, mas também, a grande tendência dos negócios e da comunicação. Em uma realidade cada vez mais macro de informações e trends padronizadas, iniciativas coletivas e humanizadas, nos trazem a sensação de “um lugar para pertencer”.

E isso, com certeza se aplica às vendas, olha só esse dado:

A Motista coletou dados de 100,000 clientes ao longo de três anos (2016-2018). O relatório diz que quanto mais um cliente se sente emocionalmente conectado a uma marca, mais ele gasta. Alguns vão para o dobro do cliente médio.”

O FUTURO É DIGITAL 

(Foto: Eduarda Kelleter em evento de empreendedores).

Eduarda Kelleter é (quase) jornalista, assessora de comunicação política e fundadora da Una Brand Comunicação! Sim, nossa CEO não ficou de fora e compartilhou sobre um assunto que faz seu olho brilhar: o oceano azul dos infoprodutos!

Para ela, o futuro é digital! E é dos experts.

“Os profissionais precisam deixar de ver a internet apenas como uma vitrine do que já fazem no offline, mas passar a enxergá-la como uma nova ferramenta de monetização. A internet hoje pode transformar seu conhecimento em um produto bem sucedido.” disse Eduarda.

Aliás, para ela, esse é o momento exato para surfar a onda do digital, se não, você vai ficar para trás! Aliás, quem começar hoje, já vai encontrar um lead mais caro $$, afinal, enquanto você apenas rola o feed do instagram, tem gente faturando alto. Aproveite, enquanto é tempo!

“A INTERNET VAI ACABAR”

O ex-CEO do Google falou essa frase no Fórum Econômico Mundial, sim, ele falou! Mas o que ele realmente quis dizer com isso? Bom, que a internet como conhecemos, em breve, não vai mais existir! O digital vive uma expansão tão grande, que em um futuro próximo, ficara difícil definir os limites entre o virtual e o real.

“Existirão tantos endereços de IP e tantos dispositivos, coisas pra vestir, sensores, que estaremos interagindo com elas sem mesmo senti-las, elas farão parte da nossa presença o tempo todo. As pessoas estão cada vez mais interativas a tudo que se pretende fazer no decorrer do dia, assim sendo, parece que temos que estar conectados de alguma forma a internet, seja via celular, tablet ou computador; esta nova era digital que todos nós estamos vivendo, possibilita muitas funcionalidades úteis”. disse Eric Schmidt.

Na visão da Eduarda, na era digital, os infoprodutores saem na frente. E quem estiver aberto às mudanças do digital, vai se adaptar mais facilmente quando tudo for “digitalmente real”.

O FUTURO É AUTÊNTICO

(Foto: Caroline Kobarg em ensaio fotográfico)

A moda e a imagem pessoal também estão presentes na comunicação do futuro! E qual a visão de uma consultora de moda e estilo sobre a construção desse futuro?

Caroline Kobarg compartilha, através do formato de trabalho que já realiza, os valores que acredita ditar as tendências de consumo nas marcas pessoais.

“Eu vejo uma comunicação, principalmente na moda que é meu nicho, ainda mais preocupada com os aspectos sociais, culturais e ecológicos. Quando penso no jeito de se fazer comunicação, vejo mais autenticidade e simplicidade. Sabe o menos é mais? Nessa época de muita informação, quem é autentico e assertivo, comunica melhor! Consumidores mais autênticos e conscientes. O match perfeito!” compartilha a consultora.

Nós queremos nos relacionar com marcas e negócios reais, não é mesmo? Nada de comercial de margarina. Queremos cada vez mais causas, valores, verdade e conexão.

O futuro deve ser construído com autenticidade.

O FUTURO É DAS MARCAS

(Foto: Hector Rodovalho Faria)

O Hector Rodovalho é CEO da GP Hub, agência de marketing e estratégia de negócio. Publicitário com mais de 15 anos de experiência, é um estrategista de marca apaixonado por branding! Por isso, e pelas mais de 200 marcas que ajudou a construir, para Hector, o futuro é das marcas!

“Pra mim, o futuro é das marcas, mas marcas mesmo, desde sua raiz de negócio até canais de comunicação. O futuro é das marcas personalizadas, que entendem cada vez mais o cliente como o centro das decisões. As marcas devem construir um futuro de personalização, para se destacarem no mercado” destaca Hector.

Na Una, nós gostamos de chamar isso de P.U.V: a proposta única de valor que a marca oferece para o cliente.

Dá uma olhada nesses dados de acordo com The B2B House:

  • Os consumidores estão à procura de mensagens de marketing personalizadas, com 72% a dizer que só se envolvem com conteúdos relacionados com os seus interesses específicos.

  • 82% dos consumidores sentem-se melhor com uma marca após a leitura de conteúdos personalizados.

Marcas com um branding forte e que entendem as especificidades de seu público, vendem mais! E com certeza, serão essas marcas que se destacarão no futuro da comunicação e dos negócios.

///////////

Podemos concluir que cada uma dessas visões é uma grande tendência para esse tempo! E você, Storymaker, chegou a sua hora de refletir: como você tem construído o futuro?

Até semana que vem!